Agrupamento Frei Gonçalo de Azevedo

 

   

 

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documentos de apoio ao lançamento e desenvolvimento do ano lectivo 2009/10:
Organização Geral:
  Projecto Curricular de Escola (orientações 2009/10)
Despacho SEE - Organização do ano lectivo
  Calendário escolar 2009/10
  Calendário escolar 2009/10 em Excel  
  Ocupação total dos tempos lectivos dos alunos
 
DISTRIBUIÇÃO DE SERVIÇO DOCENTE:

Critérios de distribuição de serviço docente

  Distribuição de serviço lectivo 2009/10 
Créditos horários: cargos, projectos, APA 
Ficha individual de serviço docente
 

Planificação do trabalho lectivo:

  Ficha modelo de actividades dos Dep. Curriculares para o PAA
  Resumo da planificação (a entregar ao director) 

  Programas / currículo nacional (3º ciclo e secundário)

  Programas cursos profissionais - nível secundário
Programas dos CEF
 

Avaliação das aprendizagens dos alunos:

  Critérios de avaliação das aprendizagens dos alunos
  Grelhas de avaliação 

 

 
 

Directores de turma / Professores titulares de turma  

Minutas de Actas

outros documentos: Cursos Profissionais:

1º período:

Relatórios Pautas modulares 
CT 2º 3º ciclo (extraordinário) Avaliação Acta CP e CEF

CT intercalar secund (1ºp)

Enc. Educação Contrato pedagógico CP e CEF

CT intercalar 3º ciclo (1ºp)

Visitas de Estudo Regulamento Interno - CP

Acta Assembleia de Turma

Convocatórias

CT avaliação secund (1ºp)

Projecto Curricular de Turma  

CT avaliação 3º ciclo (1ºp) 

Outros  
CT avaliação 2º ciclo (1ºp)  
2º período:
Acta Reunião de DT com os EE 

CT intercalar secund (2ºp)

CT intercalar 3º ciclo (2ºp) 

CT avaliação secund (2ºp)

 

CT avaliação 2º / 3º ciclo (2ºp)

3º período:

CT avaliação secund (3ºp)

CT avaliação 2º e 3º ciclo (3ºp) 

CT 9º ano - retidos / planos recuperação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Calendário Escolar 2007/08

Pré-escolar

 INÍCIO  TERMO

 14 de Setembro.

 9 de Julho

 

 

  INTERRUPÇÕES  DATAS
 1ª (Natal) de 26 de Dezembro a 2 de Janeiro
 2ª (Carnaval) de 4 a 6 de Fevereiro
 3ª (Páscoa) de 24 a 28 de Março

 

Ensino Básico e Secundário

PERÍODOS

 INÍCIO  TERMO

 14 de Setembro.

 14 de Dezembro.

  3 de Janeiro  14 de Março.

 31 de Março

 6 de Junho (9.º, 11º e 12.º)

 20 de Junho (restantes anos e cursos)

 

 

  INTERRUPÇÕES  DATAS
 1ª (Natal)  De 17 de Dezembro a 2 de Janeiro.
 2ª (Carnaval)  De 4 a 6 de Fevereiro.
 3ª (Páscoa)  De 17 de Fevereiro a 28 de Março.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

14.   Programa de Ocupação de alunos por ausência do professor

O professor deverá sempre, de acordo com o legalmente estabelecido, comunicar ao órgão de gestão e à Coordenadora de Estabelecimento (no pré-escolar e 1º ciclo) a intenção de faltar ao serviço fazendo entrega do(s) plano(s) de aula(s)/turma(s). Na substituição do professor ausente, aplicar-se-ão os seguintes critérios:

A) Turmas do ensino pré-escolar e 1º ciclo

1. Os alunos das turmas dos professores ausentes serão distribuídos pelas turmas dos professores presentes, tentando respeitar a proximidade do ano de escolaridade dos alunos.

2. Em casos pontuais, o órgão de gestão indicará um professor de apoio pedagógico acrescido da própria escola, ou de outra escola do agrupamento, para assegurar a substituição do professor titular de turma.

3. No caso de faltar mais de um docente e não se poder cumprir o Ponto Dois, caberá à Coordenadora de Escola, ponderadas as condições físicas existentes, assegurar a distribuição dos alunos ou encontrar, em articulação directa com o órgão de gestão, outra solução que se afigure adequada.

B) Turmas do 2º e 3º ciclos

            Critérios a aplicar em caso de ausência (previamente comunicada ou imprevista):

            1º prioridade - substituição, em contexto de sala de aula, por um docente de outra disciplina, que seja professor da turma, a designar pelo OG, que (1) cumprirá o Plano de aula do titular; ou (2) uma das tarefas previstas pelo respectivo DC e arquivadas em dossiê próprio na sala de professores, ou (3) uma actividade de enriquecimento ou complemento curricular (ex.: visualização de um filme educativo / debate, debate a partir de notícia de jornal, discussão sobre temática …)

 

            2ª prioridade – substituição, em contexto de sala de aula da turma, por um outro docente, que (1) cumprirá o Plano de aula do titular; [1] ou (2) uma das tarefas previstas pelo respectivo DC e arquivadas em dossiê próprio na sala de professores, ou (3) uma actividade de enriquecimento ou complemento curricular (ex.: visualização de um filme educativo / debate, debate a partir de notícia de jornal, discussão sobre temática, actividades desportivas orientadas…[2]

C) Turmas do ensino Secundário

            Critérios a aplicar em caso de ausência (previamente comunicada ou imprevista):

            1º prioridade – substituição, em contexto de sala de aula, por um docente de outra disciplina, que seja professor da turma, a designar pelo CE, que cumprirá o Plano de aula do titular ou uma das tarefas previstas pelo respectivo DC e arquivadas em dossiê próprio na sala de professores;

            2ª prioridade –  substituição, em contexto de sala de aula, por um docente com formação adequada[3], com horário incompleto ou completo, respectivamente em 1º e 2º lugar, que cumprirá o Plano de aula do titular[4] ou uma das tarefas previstas pelo respectivo DC e arquivadas em dossiê próprio na sala de professores;

            3ª prioridade – substituição, em contexto de sala de aula, por um outro docente, a designar pelo CE, que (1) cumprirá o Plano de aula do titular, ou (2) uma das tarefas previstas pelo respectivo DC e arquivadas em dossiê próprio na sala de professores, ou (3) uma actividade de enriquecimento ou complemento curricular (ex.: visualização de um filme educativo / debate, debate a partir de notícia de jornal, discussão sobre temática …)

 Regras a seguir na organização das actividades / aulas de substituição:

(1)     Todos os professores com actividades educativas permanecem disponíveis, de acordo com o seu horário, na sala de professores;

(2)     Sempre que falte um professor, a funcionária do pavilhão comunica à Chefe das AAE que informa o professor em substituição;

(3)     Caso não se verifique a ausência de qualquer professor, os professores com actividades educativas, após assinatura do Livro de Ponto na sala de Professores, poderão utilizar esse tempo em trabalho individual em qualquer espaço da escola.

(4)     O CE nomeará um coordenador das actividades educativas e de substituição.

Nota: Aulas de substituição em Sala de Aula (com ou sem Plano de Aula) – numeradas


 

[1] Ordem  das 2ª e 3ª prioridades estão dependentes das indicações do PCT

[2] Sempre que haja professores disponíveis, a substituição será assegurada por dois

[3] Formação adequada: professor do mesmo departamento curricular

[4] Plano de aula: conjunto, sequência ou roteiro de actividades a realizar pelos alunos e facilmente orientáveis por qualquer professor [ex: actividades de exploração do manual escolar; fichas de actividades autocorrectivas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

10.  Avaliação das aprendizagens dos alunos

 

10.1. Critérios de avaliação (gerais, por disciplina, para as TIC e AND)

Critérios gerais:

                Na avaliação global do aluno serão ponderados os seguintes parâmetros:

 

                3º ciclo - 7º ano / 8º ano / 9º ano

         – domínio do saber fazer (competências e conhecimentos)- 75%

         – domínio do saber estar (atitudes e valores) – 25%

 

                Secundário - 10º / 11º anos / 12º ano:

          – domínio do saber fazer (competências e conhecimentos) – 95%

          – domínio do saber estar (atitudes e valores) – 5%

 

               Cursos Profissionais de nível secundário:

                    10º ano:

          – domínio do saber fazer (competências e conhecimentos) – 85%

          – domínio do saber estar (atitudes e valores) – 15%

                     (para o 11º e 12º ano, ainda em fase de discussão)

               

               Cursos de Educação / Formação (Percursos Formativos):

          – domínio do saber fazer  (competências e conhecimentos) – 80%

          – domínio do saber estar (atitudes e valores) – 20%

 

 

 

Tarefas a desenvolver a nível do DC:

Ø  Operacionalização destes critérios em diferentes indicadores e instrumentos de avaliação:

 

Ano: ………

Disciplina

Domínios

…………………………………

Indicadoresa a avaliar

Instrumentos de avaliação

Domínio do Saber Fazer

….%

- Compreensão oral - …%

- Capacidade de síntese - …%

- Expresssão escrita - …%

- Aplicação de conceitos - …%

- … - …%

- Fichas

- Relatórios

- Testes

- Grelhas de observação

- Trabalhos de casa

- Trabalhos de grupo

- Trabalhos de pesquisa

- Trabalhos experimentais

- Desempenho motor

Domínio do Saber Estar

….%

- Assiduidade e pontualidade - …%

- Autonomia - …%

- … - …%

* a partir do conjunto das grelhas disciplina/ano organizar-se-á um folheto informativo por ano de escolaridade

 

Ø Operacionalizar os critérios e indicadores de avaliação atrás indicados na grelha de avaliação aprovada pelo CP (grelhas de avaliação e planificações de cada disciplina terão de ser entregues pelo CDC, no CE, antes do início do ano lectivo).

Ø Operacionalização da avaliação das áreas curriculares não disciplinares

Ø Formas de participação dos alunos e encarregados de educação no processo de avaliação

                Tarefas a desenvolver por cada professor:

Ø Utilizar a grelha trabalhada em DC na elaboração dos contratos de aprendizagem e dela informando os alunos logo no início do ano lectivo.

Ø  Articular este instrumento com o processo de auto-avaliação dos alunos.

Ø Esta grelha de avaliação, devidamente preenchida, será obrigatoriamente entregue ao DT até 48h antes da reunião de avaliação de final de cada período lectivo e faz parte do material a apresentar pelo DT para verificação após o CT de avaliação.

Ø Posteriormente, serão as várias grelhas de cada disciplina arquivadas no dossier de turma para servir de suporte às reuniões e outros contactos do DT com os encarregados de educação, para ajuda de tomada de decisão em caso de recurso de final de ano.

 

Critérios de avaliação da área não disciplinar de Estudo Acompanhado:

§   assiduidade e pontualidade; ▪ empenho e disciplina; ▪ apresentação em aula do material didáctico necessário; ▪ realização das tarefas solicitadas pelos professores; ▪ progresso na autonomia e organização do trabalho.

Critérios de avaliação da área não disciplinar de Projecto:

§   Responsabilidade (respeito pelos outros e pelas normas sociais, assiduidade, pontualidade);

§   Participação (atenção, interesse/empenho, intervenção nas aulas e fora delas);

§   Cooperação (cumprimento das regras do trabalho de grupo);

§   Autonomia (capacidade de executar projectos diversos e de intervir na resolução de problemas);

§   Pesquisa e tratamento da informação;

§   Comunicação (apresentação dos trabalhos);

§   Compreensão (resultados cognitivos adquiridos).

Critérios de avaliação da área não disciplinar de Formação Cívica:

assiduidade e pontualidade; ▪ interesse; ▪ aplicação prática das competências trabalhadas na aula;  ▪respeito pelas regras estabelecidas.

 

 

10.1.1. Avaliação sumativa em anos não terminais

 

a)       Em ano não terminal do 3º ciclo, considera-se que as competências demonstradas pelo aluno não permitem o desenvolvimento das competências essenciais definidas para o final de ciclo sempre que o aluno tenha aproveitamento negativo em mais de três disciplinas (incluindo a ACND de Projecto Interdisciplinar) ou mais de duas se nelas se incluírem a Língua Portuguesa e a Matemática;

 

10.2. Notação de testes e trabalhos

 

1. Os trabalhios escritos de avaliação serão notados quantitativa e qualitativamente;

 

2. Todas as questões dos enunciados dos testes deverão incluir a respectiva cotação; no secundário, na correcção, será indicada igualmente a cotação obtida em cada uma das respostas

 

3. Escala de registos:

    a) 7º, 8º e 9º anos

            de 0% a 44% - Reduzido

            de 45% a 49% - Reduzido +

            de 50% a 64% - Médio

            de 65% a 74% - Médio +

            de 75% a 89% - Elevado

            de 90% a 100% - Excelente

             (as duas menções devem obrigatoriamente ser inscritas na folha do teste)

 

       b) 10º, 11º e 12º anos

            regista-se o resultado do teste na escala de 0 a 20 valores, até às décimas (sem arredondamento) e por extenso.   (ex.: Classificação – “14,6 (catorze vírgula seis)”

 

10.3. Avaliação diagnóstico

Nos anos iniciais de cada ciclo, a Matemática e Língua Materna.

Objectivo: Definição do perfil de cada turma e das aprendizagens adquiridas por cada aluno

Tipo de prova: Prova escrita, duração 90m (dada a especificidade de algumas disciplinas – E.F. e outras disciplinas de carácter prática – caberá ao DC definir e propor ao CP o tipo de prova)

Competências a avaliar: De acordo com as competências básicas do ano anterior

Elaboração das provas: Coordenadores de Departamento Curricular coordenam elaboração

Correcção da provas: professores que irão leccionar a disciplina nesse ano

Prazos: Coordenadores de DC entregam enunciados, até 8 de Setembro, no CE. Realização pelos alunos: 1ª semana de aulas, em calendário a elaborar pelo CE. Correcção e comunicação dos resultados: até final de Setembro pelo professor da cada disciplina.

Implicações: Eventuais reajustamentos da formação de turmas nesses anos/ Reorientação escolar de alunos no 10º ano / Resultados servem de apoio à elaboração dos PCT, serão analisados pelo CP e confrontados com resultados no final de cada período e do ano lectivo / Devolução dos dados às escolas de origem dos alunos (provas/alunos identificados por escola).

 

 

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Última actualização: 19-09-2009.