Agrupamento Frei Gonçalo de Azevedo

 

   

 

 Página Inicial
Voltar à página da escola

                                           Programa de Avaliação de Escola

Avaliação Interna

        Monitorização do Ano Lectivo 2004/05:

                    Relatório final do Plano Anual de Actividades

                    Exames nacionais 9º ano Língua Portuguesa e Matemática - resultados

                    Exames nacionais 12º ano - resultados 1ª fase (alunos internos p/ aprovação)

                    Resultados escolares dos alunos 

                    Avaliação diagnóstico 7º ano     

                    Avaliação diagnóstico 10º ano  

                   Caracterização da população escolar 04/05 

                    Critérios de avaliação

                    Evolução da população escolar nos últimos 10 anos

                    Evolução dos resultados escolares nos últimos 10 anos

 

 

 

 

 

Evolução da população escolar nos últimos anos:

 

Início da página

 

Evolução anual dos resultados escolares globais nos últimos 10 anos:

 

horizontal rule

 

Caracterização da população escolar em 2004/05:

Alunos e turmas

. População escolar por sexo

. Percentagem de alunos repetentes

. Escolas de origem dos alunos

. Localidades de origem dos alunos

. Encarregados de educação

. Constituição dos agregados familiares

. Deslocação para a escola

. Expectativas escolares dos alunos

. Tempo diário dedicado ao estudo

. Locais de estudo

. Ocupação dos tempos livres

. Habitação

. Problemas de saúde

. Acção social escolar

. Culturas de origem

 

Alunos e Turmas - 2004/05

  nº turmas nº alunos média de alunos / turma
7º ano 5 127 25
8º ano 5 110 22
9º ano 3 77 26
T4-Ac Crianç (2º ano) 2 24 12
T4-ElectInst (2º ano) 2 24 12
Total 3ºciclo 17 362 21
10º ano 8 212 27
11º ano 6 81 14
12º ano 5 83 17
Total secundário 19 376 20
TOTAL  36 738 21

 

 

             

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

     

Início da página

 

 

 

 

 

 

 

                   

Início da página

 

 

 

 

 

 

 

 

                   

Início da página

 

 

 

 

 

 

 

                   

Início da página

 

 

 

 

 

 

 

 

                   

Início da página

 

 

 

 

 

 

                   

Início da página

 

 

 

 

 

 

                   

Início da página

 

 

 

 

 

 

 

 

                   

Início da página

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                   

Início da página

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                   

Início da página

 

 

 

 

 

 

 

 

                   

Início da página

 

 

 

 

 

 

 

                   

Início da página

 

 

 

 

 

 

 

                   

Início da página

 

 

 

 

 

 

 

 

                   

Início da página

 

Início da página

 

 

 

 

 

horizontal rule

 

                           7º ano - Língua Portuguesa - Enunciado da prova: Prova Nacional de Aferição de 2004 do 6º ano

(Nota: A avaliação diagnóstica foi realizada pelos alunos do 7º e 10º anos às disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Por decisão do Conselho Pedagógico da escola foram utilizadas as Provas Nacionais de Aferição de 2004 do 6º e 9º ano, respectivamente)

Percentagem total: positivas: 67,5%; Negativas: 32,5%

  Itens % positivas % negativas
Leitura Localização da acção 82,5% 17,5%
Interpretação de perspectivas de personagens
Interpretação dos sentidos produzidos por recursos estilísticos
Caracterização das personagens
Interpretação de atitudes de personagens com transcrições textuais
Argumentação para fundamentar uma opinião
Reescrita de parágrafos como substituição de marcas de um tipo de narrador
Detecção de informação
Utilização de um texto informativo como apoio à leitura de um texto literário
Funcionamento da língua Ordenação alfabética 58% 42%
Acentuação de palavras
Classificação das palavras quanto ao processo de formação
Flexão dos substantivos
Classes gramaticais
Funções sintácticas de pronomes pessoais
Preposições  e /ou locuções prepositivas (em contexto)
Oração subordinada final
Formas verbais (condicionadas por uma estrutura frásica)
Expressão escrita Extensão 62% 38%
Tema e tipologia textual
Coerência / pertinência da informação
Estrutura e coesão
Modalização
Sintaxe
Léxico
Ortografia
Pontuação

Positivas  Negativas    

Total:    67,5%      32,5%       

 

Fonte: Departamento Curricular de Língua Materna da ESFGA

Início da página

                            7º ano - Matemática (prova realizada por 86 alunos) - Prova Nacional de Aferição de 2003 do 6º ano

(Nota: A avaliação diagnóstica foi realizada pelos alunos do 7º e 10º anos às disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Por decisão do Conselho Pedagógico da escola foram utilizadas as Provas Nacionais de Aferição de 2004 do 6º e 9º ano, respectivamente)

Itens Competências Bom Razoável Insuf.
Capacidade de resolução de problemas Selecciona e interpreta informação 0,8% 11% 88,2%
Selecciona estratégia adequada
Critica resultados
Predisposição para raciocinar matematicamente Formula conjecturas 1,6% 13,6% 84,8%
Generaliza
Capacidade de comunicação Comunica ideias matemáticas de forma organizada e reveladora do raciocínio produzido 1,6% 38,8% 59,6%
Cálculos
Definições (hexágonos e planificações)

Conhecimento de noções matemáticas básicas

Interpreta um gráfico 5,4% 41,8% 52,8%
Interpreta uma tabela
Média
Ângulos e construções de figuras geométricas
Noção de perímetro
Paralelismo e perpendicularidade
Escalas
         

Fonte: Departamento Curricular de Matemática da ESFGA

Início da página

                            10º ano - Língua Portuguesa - Prova Nacional de Aferição de 2004 do 9º ano

(Nota: A avaliação diagnóstica foi realizada pelos alunos do 7º e 10º anos às disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Por decisão do Conselho Pedagógico da escola foram utilizadas as Provas Nacionais de Aferição de 2004 do 6º e 9º ano, respectivamente)

Percentagem total: positivas: 38%; Negativas: 62%

  Itens % positivas % negativas
Leitura Localização da acção 35,5% 64,5%
Interpretação de perspectivas de personagens
Interpretação dos sentidos produzidos por recursos estilísticos
Caracterização das personagens
Interpretação de atitudes de personagens com transcrições textuais
Argumentação para fundamentar uma opinião
Reescrita de parágrafos como substituição de marcas de um tipo de narrador
Detecção de informação
Utilização de um texto informativo como apoio à leitura de um texto literário
Funcionamento da língua Ordenação alfabética 46% 54%
Acentuação de palavras
Classificação das palavras quanto ao processo de formação
Flexão dos substantivos
Classes gramaticais
Funções sintácticas de pronomes pessoais
Preposições  e /ou locuções prepositivas (em contexto)
Oração subordinada final
Formas verbais (condicionadas por uma estrutura frásica)
Expressão escrita Extensão 54% 46%
Tema e tipologia textual
Coerência / pertinência da informação
Estrutura e coesão
Modalização
Sintaxe
Léxico
Ortografia
Pontuação

Positivas  Negativas    

Total:     45%            55%       

Fonte: Departamento Curricular de Língua Materna da ESFGA

Início da página

                            10º ano - Matemática (prova realizada por 60 alunos) - Prova Nacional de Aferição de 2004 do 9º ano

(Nota: A avaliação diagnóstica foi realizada pelos alunos do 7º e 10º anos às disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Por decisão do Conselho Pedagógico da escola foram utilizadas as Provas Nacionais de Aferição de 2004 do 6º e 9º ano, respectivamente)

Itens Competências Bom Razoável Insuf.
Capacidade de resolução de problemas Selecciona e interpreta informação 4,3% 9,48% 87%
Selecciona estratégia adequada
Critica resultados
Predisposição para raciocinar matematicamente Procura regularidades 2% 19,6% 78,3%
Formula conjecturas
Generaliza
Capacidade de comunicação Comunica ideias matemáticas de forma organizada e reveladora do raciocínio produzido 4,17% 24,3% 70,8%
Usa terminologia adequada

Conhecimento de noções matemáticas básicas

Interpreta um gráfico 2% 19,6% 78,3%
Interpreta uma tabela
Média
Percentagem
Noção de probabilidade
         

Fonte: Departamento Curricular de Matemática da ESFGA

Início da página

horizontal rule

Página Inicial Voltar à página da escola
 
Última actualização: 19-09-2009.