(Nota: A avaliação
diagnóstica foi realizada pelos alunos do 7º e 10º anos às disciplinas
de Língua Portuguesa e Matemática. Por decisão do Conselho Pedagógico da
escola foram utilizadas as Provas Nacionais de Aferição de 2004 do 6º e
9º ano, respectivamente)
(Nota: A avaliação
diagnóstica foi realizada pelos alunos do 7º e 10º anos às disciplinas
de Língua Portuguesa e Matemática. Por decisão do Conselho Pedagógico da
escola foram utilizadas as Provas Nacionais de Aferição de 2004 do 6º e
9º ano, respectivamente)
Itens
Competências
Bom
Razoável
Insuf.
Capacidade de resolução de problemas
Selecciona e interpreta informação
0,8%
11%
88,2%
Selecciona estratégia adequada
Critica resultados
Predisposição para raciocinar matematicamente
Formula conjecturas
1,6%
13,6%
84,8%
Generaliza
Capacidade de comunicação
Comunica ideias matemáticas de forma organizada e reveladora do
raciocínio produzido
1,6%
38,8%
59,6%
Cálculos
Definições (hexágonos e planificações)
Conhecimento de noções
matemáticas básicas
Interpreta um gráfico
5,4%
41,8%
52,8%
Interpreta uma tabela
Média
Ângulos e construções de figuras geométricas
Noção de perímetro
Paralelismo e perpendicularidade
Escalas
Fonte: Departamento Curricular de
Matemática da ESFGA
(Nota: A avaliação
diagnóstica foi realizada pelos alunos do 7º e 10º anos às disciplinas
de Língua Portuguesa e Matemática. Por decisão do Conselho Pedagógico da
escola foram utilizadas as Provas Nacionais de Aferição de 2004 do 6º e
9º ano, respectivamente)
Percentagem total:
positivas: 38%; Negativas: 62%
Itens
% positivas
% negativas
Leitura
Localização da acção
35,5%
64,5%
Interpretação de perspectivas de personagens
Interpretação dos sentidos produzidos por recursos estilísticos
Caracterização das personagens
Interpretação de atitudes de personagens com transcrições textuais
Argumentação para fundamentar uma opinião
Reescrita de parágrafos como substituição de marcas de um tipo de
narrador
Detecção de informação
Utilização de um texto informativo como apoio à leitura de um texto
literário
Funcionamento da língua
Ordenação
alfabética
46%
54%
Acentuação de
palavras
Classificação
das palavras quanto ao processo de formação
Flexão dos
substantivos
Classes
gramaticais
Funções
sintácticas de pronomes pessoais
Preposições
e /ou locuções prepositivas (em contexto)
Oração
subordinada final
Formas verbais
(condicionadas por uma estrutura frásica)
Expressão escrita
Extensão
54%
46%
Tema e
tipologia textual
Coerência /
pertinência da informação
Estrutura e
coesão
Modalização
Sintaxe
Léxico
Ortografia
Pontuação
Positivas
Negativas
Total:
45%
55%
Fonte: Departamento Curricular de Língua Materna da
ESFGA
(Nota: A avaliação
diagnóstica foi realizada pelos alunos do 7º e 10º anos às disciplinas
de Língua Portuguesa e Matemática. Por decisão do Conselho Pedagógico da
escola foram utilizadas as Provas Nacionais de Aferição de 2004 do 6º e
9º ano, respectivamente)
Itens
Competências
Bom
Razoável
Insuf.
Capacidade de resolução de problemas
Selecciona e interpreta informação
4,3%
9,48%
87%
Selecciona estratégia adequada
Critica resultados
Predisposição para raciocinar matematicamente
Procura regularidades
2%
19,6%
78,3%
Formula conjecturas
Generaliza
Capacidade de comunicação
Comunica ideias matemáticas de forma organizada e reveladora do
raciocínio produzido
4,17%
24,3%
70,8%
Usa
terminologia adequada
Conhecimento de noções
matemáticas básicas
Interpreta um gráfico
2%
19,6%
78,3%
Interpreta uma tabela
Média
Percentagem
Noção de probabilidade
Fonte: Departamento Curricular de Matemática da ESFGA